JOSÉ DAMASCENO NA PINACOTECA DE SÃO PAULO

José Damasceno está com uma exposição incrível na Pina_Estação em São Paulo: Moto contínuo. São 80 trabalhos feitos de 1989 a 2020 e que exibem a trajetória do artista. A curadoria é de José Augusto Ribeiro, e a exposição vai até agosto/2021.

A mostra exibe diversos trabalhos do artista. Na obra Snooker (2001) uma mesa de sinuca é invadida por cordas que lembram fios de ovos dependurados nas luminárias instaladas sobre a mesa, como se a iluminação se tornasse matéria. Para a realização dessa instalação, foram utilizados dois mil novelos de lã.

Na obra Trilha Sonora (2002), vários martelos foram dispostos em uma grande parede, conformando a ideia de uma cordilheira.

Sobre seu trabalho, Damasceno menciona que “objeto e ideia se confundem”. O sentido é aberto, cada um pode interpretar como quiser; mas a matéria é, sem dúvida, um forte elemento. O artista utiliza materiais que estão ao seu redor, como: cigarro, madeira, pedra, corda. Muitas vezes a quantidade de material utilizada em seus trabalhos é impressionante: 160 maços de cigarro, 75 mil bastões de giz de cera. Assim as obras, criadas a partir de peças do cotidiano, se tornam estranhas: seja pelo acúmulo, pela subtração ou pela escala; e as possibilidades para o questionamento e a indagação do público vão se abrindo.

Algumas de suas peças remontam ao cinema, teatro, música, arquitetura; e a própria arte e suas obras dialogam com o espaço expositivo. O curador da mostra explica: “Damasceno muitas vezes é associado ao surrealismo, à representação do fantástico, mas o que acontece com o trabalho dele é uma intensificação do real, relacionada não apenas ao absurdo que constitui a realidade, mas também a uma espécie de ampliação ou de exacerbação das coisas do mundo”.

Indo ou estando em São Paulo, não percam esta oportunidade!

 

Link para reservar entrada: https://estacaopinacoteca.byinti.com/#/ticket/eventInformation/UN7UCYaTQzTxhxw2BDgS

 

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/05/jose-damasceno-cria-imagens-com-elasticos-e-cigarros-em-maior-mostra-de-sua-obra.shtml

https://catracalivre.com.br/agenda/pina-estacao-exposicao-jose-damasceno-sp/

https://istoe.com.br/pinacoteca-reabre-com-a-maior-exposicao-sobre-jose-damasceno/

 

 

 

Helena Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *