ARTUR LESCHER EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA NARA ROESLER

Artur Lescher trabalha a percepção do espaço e sua relação com o espectador. 

A exposição “Asterismos”, em exibição na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, está maravilhosa. O nome “Asterismos” remete a um padrão de estrelas que são visualizadas como figuras geométricas. 

A exposição conta com aproximadamente 10 esculturas. São instaladas estruturas fixadas e/ou sustentadas por fios de aço inoxidável que compõem o espaço e desafiam a gravidade. A transparência e a tensão dos fios permitem criar um diálogo entre as formas concebidas. O espectador pode percorrer e perpassar a instalação, sendo literalmente absorvido pela obra e imerso na poética do espaço.

Estive em São Paulo esta semana e tive a oportunidade de visitar a obra. Ao entrar na instalação, feita exclusivamente para uma sala da galeria, senti como se fizesse parte da leveza estrutural dela. Ao percorrer e caminhar em meio às composições criadas pelo artista, várias perspectivas são geradas e o espaço vai ganhando potência. O sentimento é o de ser transportada para aquele outro universo, como em um estado de suspensão. 

  

O acabamento no feitio das obras, todas em latão e fios, demonstra o rigor extremo do artista e sua preocupação com o poder formal das escolhas de materiais.

Artur Lescher é paulista e nasceu em 1962. Participou das edições de 1987 e 2002 da Bienal Internacional de Arte em São Paulo, da 5ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre (2005) e de uma exposição no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo (2006). Além disso, expôs em coletivas na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. 

A exposição foi anteriormente exibida no México.

Vale a pena a visita. 

Em exibição até 25/08/2018

 

Referências | Fotos:

http://dasartes.com/agenda/artur-lescher-galeria-nara-roesler/

https://nararoesler.art/artists/32-artur-lescher/

https://www.escritoriodearte.com/artista/artur-lescher

https://carbonogaleria.com.br/obra/sem-titulo-4

Helena Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *