MUSEU SERRALVES

Está acontecendo em Porto, no Museu Serralves, várias exposições. A que me chamou mais atenção foi a “Coleção Sonnabend: meio século de arte Européia e Americana” (em exibição até dia 23/09/18). A mostra reúne nomes importantes como: Gilbert & George, Bernd e Hilla Becher (famosas fotografias de edifícios industriais), John Baldessari, Sugimoto (trabalha o fluxo do tempo, expondo fotografias de sala de cinema com a tela em branco, sinônimo da projeção de todo um filme capturado com exposição longa, gerando o acumulo das imagens, e portanto, o branco), Candida Hofer (fotografia de espaços públicos com grande técnica), entre vários outros artistas.

Jeff Koons, como sempre polêmico, além de mostrar algumas esculturas: “Hulk”, Infláveis, (aparentam ser de balão, mas na realidade são de bronze), exibe uma fotografia em grande formato, da série “Made in Heaven”, na qual protagoniza uma cena de sexo com sua ex-mulher e artista pornô Cicciolina.

Em outra sala, trabalhos de Bruce Nauman, Christian Boltansky (trabalha vida, morte e memória) e Peter Fishli (montagens de objetos do cotidiano que implicam em narrativas).

Imagem: Bernd e Hilla Becher

Doação de Antônio Homem, filho adotivo da galerista Ileana Sonnabend. Vale a pena conferir!,

O projeto do prédio é do arquiteto Alvaro Siza, belíssimo! O jardim também é um passeio a parte.

 

Helena Rios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *