EXPOSIÇÃO NO MUSEU SERRALVES

Coleção Sonnabend

Estão acontecendo em Porto, no Museu Serralves, várias exposições ao mesmo tempo. Primeiramente, neste artigo, gostaria de destacar a “Coleção Sonnabend: meio século de arte europeia e americana”. Enfim, a mostra reúne vários nomes importantes, dentre os quais elenco alguns que mais  me chamaram a atenção, sob o meu ponto de vista.

Sugimoto exibiu fotografias de sala de cinema, trabalhando o fluxo do tempo. A tela de cinema é mostrada em branco, já que toda a projeção de um filme é capturada com exposição longa. Portanto, o acúmulo das imagens torna a tela branca.

Bernd e Hilla Becher expõem as famosas fotografias de edifícios industriais abandonados. O intuito, primeiramente, era documentar o declínio da indústria metalúrgica na Alemanha. Posteriormente, eles expandem a pesquisa para outros países, criando as famosas “tipologias”. Como marca, suas imagens sempre eram feitas com: céu nublado, muita profundidade de campo e vista frontal. As “tipologias” também eram sempre extraídas do contexto onde estavam implantadas.

Em 1976, Bernd se tornou professor em Düsseldorf e passou a influenciar vários artistas, como: Andreas Gursky, Jeff Wall, Thomas Ruff, Thomas Struth, entre outros. Candida Höfer, também na mostra do Museu Serralves, foi uma de suas alunas. Ela fotografa grandes espaços públicos com técnica apurada.

Outro artista da exposição que vale a pena destacar e que sempre adota uma atitude polêmica é Jeff Koons. Esculturas como “Hulk”, infláveis, querem enganar o espectador, já que aparentam ser de balão, mas na realidade são de bronze.

O artista também exibe uma foto da série “Made in Heaven”. A imagem, mostrada em grande formato, protagoniza o artista em uma cena de sexo com sua ex-mulher e artista pornô Cicciolina.

Em outra sala, trabalhos de Bruce Nauman, Christian Boltansky (trabalha vida, morte e memória) e Peter Fishli (montagens de objetos do cotidiano que implicam em narrativas), dentre outros. Vale a pena a visita!

O projeto do prédio é do arquiteto Álvaro Siza, belíssimo! O jardim também é um passeio à parte.

Doação de Antônio Homem, filho adotivo da galerista Ileana Sonnabend / Em cartaz no Museu Serralves até dia 23/09/2018.

Imagem: Bernd e Hilla Becher

Clique aqui e conheça Helena Teixeira Rios

Fotos retiradas da internet

 

 

Helena Rios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *