COMIDA COM ARTE: OLAFUR ELÍASSON
Olafur Elíasson, nascido na Dinamarca, é considerado um dos artistas mais importantes da atualidade. Sua equipe conta com arquitetos, designers e engenheiros, que investigam as questões das ciências, criam conceitos, testam e constroem instalações.
O artista explora bastante a luz, assim como os sentidos e as reações dos espectadores.
Em suma, seus trabalhos se caracterizam pela experiência sensorial e a percepção. Em geral, são concebidos em grande escala. Assim, projetos públicos, instalações, filmes, fotografias, pinturas e esculturas ativam as sensações dos espectadores.
Então, é válido ressaltar o trabalho Weather Project, feito para a Tate Gallery em Londres. Nessa instalação, um enorme “sol” foi concebido, com milhares de lâmpadas, atraindo mais de dois milhões de visitantes para o Turbine Hall.
Em 2016, foram elaboradas várias intervenções no Palácio de Versalhes – três no jardim e cinco no interior do Palácio. Externamente, destaco a obra em que ele construiu uma cascata de 40 metros de altura, suspensa no Grand Canal. Internamente, cito como exemplo a obra Your Sense of Unity, na qual o artista trabalha o reflexo, criando uma ilusão de óptica, já que a obra é pequena, mas se percebe grande. Por fim, já no trabalho The Curious Museum, o artista espelha os vidros das esquadrias do Palácio, dando a impressão de que estamos dentro do museu, quando estamos fora, ou fazendo parecer que estamos em outro prédio.
Além de todos esses trabalhos, o que eu gostaria de abordar neste texto é que, recentemente, esse famoso artista, juntamente com a chef Victoria Elíasdóttir, sua irmã, decidiu abrir um restaurante em Reykjavík, capital da Islândia.
É um espaço feito para comer e pensar, ressalta o artista, sendo inspirado na atmosfera do SOE Kitchen in Berlin. O projeto foi feito para durar três meses e por isso ficará aberto de 11 de agosto a 28 de outubro de 2018.
Além da comida experimental, focada em um cardápio com frutos do mar, o espaço conta com as obras de arte de Olafur.
Somando-se a isso, vários eventos foram pensados para ocupar o espaço: performances de jazz experimental, leitura de poemas, além de conversas com artistas e intelectuais locais. Também foram montadas atividades infantis. A ideia é criar um espaço familiar e colaborativo, com o intuito de criar uma atmosfera única.
Em Berlim, o restaurante SOE Kitchen faz parte do estúdio de Olafur. O restaurante trabalha com sustentabilidade, sendo compartilhado pela sua equipe de 100 funcionários, assim como pelos seus colaboradores. A saber, a cozinha conta com uma linha de pesquisa, tendo colaborado com o Institut for Spacial Experiments.
Em 2017, Olafur Elíasson lançou o livro Studio Olafur Eliasson: The Kitchen. A edição conta com 368 páginas e 100 receitas vegetarianas.
Fica a dica para quem estiver viajando para a Islândia.
Referência: http://www.olafureliasson.net
Fotos retiradas da internet
Clique aqui e conheça Helena Teixeira Rios